Este sentimento outra vez? Deve ser uma doença portuguesa
26 dezembro, 2011
Pam! por Ephram em 02:47Há de ser para sempre
24 dezembro, 2011
Pam! por Ephram em 02:32Há de ser para sempre esta amizade, mais longe ou mais próxima que faz crescer as conversas, os risos. Sempre o mesmo estilo, o nosso. Uma cerveja aqui outra ali. A Mãe, a Rebelde, a Especial, o Promessa sempre ali. Sempre nós.
Já tinha saudades disto, caralho!
Férias com Filmes VI
Pam! por Ephram em 02:27Férias com Filmes V
22 dezembro, 2011
Pam! por Ephram em 02:22O telefone toca
Pam! por Ephram em 02:10Férias com Filmes IV
21 dezembro, 2011
Pam! por Ephram em 01:43Férias com Filmes III
Pam! por Ephram em 01:34Crazy Stupid Love (2011)
Julianne Moore e Emma Stone fazem parte da minha lista de actrizes favoritas que duma maneira ou de outra me cativaram. Steve Carell há de ser engraçado até morrer e é bom ver Kevin Bacon a representar uma pessoa normal e não outro qualquer psicopata. Estava curioso em relação a este filme e ainda mais depois da nomeação para os Globos.
A verdade é que é um filme típico, muito típico, cheio de cenas típicas. Emma Stone, eu adoro-te mas para de fazer filmes em que és super inocente e no meio do caminho decides ser devassa. Julianne Moore, pelo amor de deus, quero-te ver a fazer um filme como "As Horas" outra vez. Ryan Gosling ter músculos dá fama realmente. Steve Carell poderias fazer o favor de me surpreender?
Pondo todos estes aspectos de lado, a verdade é que é um Feel Good movie que não chateia nem aborrece, que mantém entretido e que ainda dá direito a uma ou outra surpresa e uma gargalhada aqui e ali. O guião não é brilhante mas é criativo, diga-se de passagem e consegue duma maneira ou de outra dar profundidade às personagens. No fim gostei da mensagem gira - um tanto ou quanto previsível, mas ainda gira - e até vale a pena ver, talvez em grupo com amigos, pipocas e corações moles.
Férias com Filmes II
20 dezembro, 2011
Pam! por Ephram em 19:06Férias com Filmes
Pam! por Ephram em 19:00Decisions, Decisions, Decisions
07 dezembro, 2011
Pam! por Ephram em 20:12Novembro - A arte de viver e não escrever
27 novembro, 2011
Pam! por Ephram em 00:28Diz-me a Kerri. Estamos todos aqui há mais ou menos oito semanas. Oito semanas em Milano, em Itália, fora de casa, num mundo novo. Sozinhos talvez. Pobres, no meu caso, com dinheiro para pagar a renda e pouco mais. Mais ou menos felizes.
8 semanas. Parece-me um ano. Portugal está lá longe e todos os problemas estão afundados nessa distância. A casa de Sacavém, as memórias, a minha mãe. Hoje desliguei o telefone, ela anda louca outra vez. Mas desligo o telefone. Já sou capaz de simplesmente desligar o telefone. Raios partam o resto.
De qualquer forma, parece-me egoísta não andar a escrever nada, andar a ignorar o meu espaço aqui, o meu espaço tão fiel durante tanto tempo.
A verdade é que ando a tentar dominar a arte de viver. A arte de sair, de conhecer, de ser um turista, de ser interessado.
Os dias correm. Nem todos são bons, nem todos os dias tenho orgulho de mim, nem todos os dias acho que fiz a coisa certa. Mas viver também é aprender a aceitar esses pedaços de mau momento, essas más decisões.
Mudei muita coisa em mim. Perdi o apetite de comer por exemplo. Longe vão os dias em que comia que nem um animal a tentar acalmar uma fome de alma.
Agora fumo, fumo e fumo e fumo muito mais do que alguma vez fumei. Agora vivo, agora...sou novo.
Parece-me um ano, porra, 8 semanas e parece que já me aconteceu de tudo.
E a vontade de voltar a Portugal e ser apreciado como uma fénix renascida das cinzas nasce. Tenho saudades dos meus amigos, dos meus parentes, da minha casa na Armona, mas quero tanto exibir-me. Exibir a tatuagem que trago na alma de ter vivido estes dois meses em Itália, de exibir as minhas histórias, de me exibir. De erguer bem alto a minha cabeça para todos aqueles que um dia não acreditaram.
Não é um bom sentimento bem sei. Não é algo muito nobre, muito bom, mas começo a aceitar as minhas imperfeições e a tentar viver com elas. Vou me exibir um bocadinho, chegou a altura de eu ser Rei do meu próprio baile.
I'm Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuucked.
05 novembro, 2011
Pam! por Ephram em 17:35Antes que Outubro acabe, novidades.
29 outubro, 2011
Pam! por Ephram em 08:59Eu sinto-me em casa muito facilmente, é uma característica minha. Assim, enquanto estou aqui, na sala de Estudo da Residência, o sol triste de Milão cumprimenta os papéis espalhados das aulas de italiano em cima da mesa, é estranho pensar no antes. Estranho pensar em Sacavém, nos dias de calma no Escritório, nos dias de cigarros com a Joana Frederico, nos dias de chuva, nos dias de autocarros intermináveis. O que não significa que não tenha saudades.
Mas, parece-me que a minha vida neste momento tinha mesmo que ser aqui. Neste lugar, com estas pessoas, mesmo com estes problemas. Nem tudo é sempre bom.
Esta semana foi terrível. O empréstimo de estudante parece não chegar nunca, o pagamento da residência foi adiado até mais não e o meu pai lá conseguiu enviar-me os 300 euros no dia limite. Ainda não sei como vai ser, tendo em conta que já tinha recebido um papel, ainda não falei com ninguém. Pelo menos paguei pronto. Pode ser que corra tudo bem.
A seriedade das aulas finalmente apanhou-me. Falar em italiano não tem sido uma coisa fácil, todos os dias há uma evolução, uma nova palavra mas parece tão pouco, tão mísero. Ainda não consigo ter uma conversa normal em italiano embora normalmente perceba o que me querem dizer. Ando a falar quatro línguas ao mesmo tempo na maior parte das vezes. Italiano, Espanhol, Português e Inglês misturam-se na minha boca e na minha mente. Desconfio se continuar assim vou ficar sem saber falar de todo. Tenho paura (medo) dos exames, das aulas, dos testes, das coisas. Mas mesmo assim, sabe bem estar aqui. Sabe bem andar por estas ruas, sabe bem saber que estou em Itália.
Porque um dia, há pouco tempo atrás parece, tive 16 anos e queria morrer. Morrer porque a vida era sempre a mesma, as pessoas eram sempre as mesmas, as novidades eram sempre as mesmas. O meu quarto branco de 4 paredes parecia cair em cima de mim tal como todo o resto do mundo. Queria tanto viajar, queria tanto sair, queria tanto ver o mundo para além da minha casa, das minhas coisas. E valeu a pena ficar. Valeu a pena ficar para viver isto,ver isto, conhecer estas pessoas.
Pelo menos há isto, pelo menos ainda há este prazer de viver e sinto-me abençoado. O resto correrá como tem que correr. Só posso esperar que bem. Os problemas que aparecerem enfrento-os, penso em alternativas, opto por caminhos, discuto com alguém, pelo ajuda. O desespero já não conhece o meu nome, pelo menos na maior parte das vezes.
Entretanto, noutros níveis a vida deu uma volta engraçada. Não é amor, nem tem nada a ver com sentimentos, é uma outra coisa que tem sido um peso no meu coração e na minha vida há tantos anos que por agora, não quero falar. Tornou-se uma nova obsessão, não é saudável, não me está a fazer muito bem, mas também me sinto feliz por isso. Saber que consigo. Saber que poderei a vir impressionar aqueles que sempre tinham achado que eu ficaria o mesmo...Mais sobre isto noutro dia, tenho que ir estudar italiano, tenho que fazer isto e aquilo e não me apetece falar mais. Hoje há Teatro, Feira e Crepes com os franceses ( o casal mais cinema francês que eu já vi ). Hoje há vida. E agradeço por isso.
Milano Sonhando
14 outubro, 2011
Pam! por Ephram em 01:0510 dias depois
29 setembro, 2011
Pam! por Ephram em 18:49Aos 19 anos, dia 19 de Setembro às 19 horas
19 setembro, 2011
Pam! por Ephram em 05:35Clube das Barbies (?)
14 setembro, 2011
Pam! por Ephram em 03:08Como é que isto continua a fazer tanto sentido? Escrevi isto há alguns meses atrás e encontrei agora. O sentimento continua aqui. Obrigado Perpétuo.
Os últimos dias
Pam! por Ephram em 03:02Sim, vou-me embora. O meu quarto de tantos anos, as minhas coisas de tantos anos parecem já sentir a minha falta. Deixo esta casa e e este país, mas não iguais a como os encontrei. Tantas lágrimas derramadas aqui, tantos suspiros e amores, tantos sonhos, meu deus. Tantos sonhos.
Setembro chegou e estou outra vez de partida. Vou à conquista de um lugar novo, de pessoas novas, aventuras e memórias. Vou em busca de um álbum de fotografias lindas. Vou em busca talvez de um amor, de uma aventura em Milão. Vou em busca de algo que me faça renascer. Sou uma fénix doente e preciso de me incendiar e renascer das minhas cinzas, como sempre o fiz na realidade.
Dúvidas levo-as a todas no peito carregadas de medo.
Lembranças também. As pessoas, as minhas pessoas, levo-as cravadas na pele, no sangue, por todo o meu corpo como uma marca que não sai.
Resta-me só pedir um bocado de sorte e uns trocos para um ou dois copos.
Dias destes quem os quer?
10 setembro, 2011
Pam! por Ephram em 15:56O fim de coisa nenhuma
31 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 19:54Se calhar o problema é meu
29 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 03:19O senhor Alexandre
25 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 14:27Verão Sem Sal III
Pam! por Ephram em 14:10Hoje pensei no tempo
22 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 23:24Verão Sem Sal II
21 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 02:58Verão Sem Sal
19 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 21:24Quando eu olho no espelho, será o meu reflexo uma ilusão?
13 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 03:41Lisbon Revisited
12 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 16:07Nada me prende a nada.
Quero cinquenta coisas ao mesmo tempo.
Anseio com uma angústia de fome de carne
O que não sei que seja —
Definidamente pelo indefinido...
Durmo irrequieto, e vivo num sonhar irrequieto
De quem dorme irrequieto, metade a sonhar.
Fecharam-me todas as portas abstractas e necessárias.
Correram cortinas de todas as hipóteses que eu poderia ver na rua.
Não há na travessa achada número de porta que me deram.
Acordei para a mesma vida para que tinha adormecido.
Até os meus exércitos sonhados sofreram derrota.
Até os meus sonhos se sentiram falsos ao serem sonhados.
Até a vida só desejada me farta — até essa vida...
Compreendo a intervalos desconexos;
Escrevo por lapsos de cansaço;
E um tédio que é até do tédio arroja-me à praia.
Não sei que destino ou futuro compete à minha angústia sem leme;
Não sei que ilhas do Sul impossível aguardam-me náufrago;
Ou que palmares de literatura me darão ao menos um verso.
Não, não sei isto, nem outra coisa, nem coisa nenhuma...
E, no fundo do meu espírito, onde sonho o que sonhei,
Nos campos últimos da alma onde memoro sem causa
(E o passado é uma névoa natural de lágrimas falsas),
Nas estradas e atalhos das florestas longínquas
Onde supus o meu ser,
Fogem desmantelados, últimos restos
Da ilusão final,
Os meus exércitos sonhados, derrotados sem ter sido,
As minhas coortes por existir, esfaceladas em Deus.
Outra vez te revejo,
Cidade da minha infância pavorosamente perdida...
Cidade triste e alegre, outra vez sonho aqui...
Eu? Mas sou eu o mesmo que aqui vivi, e aqui voltei,
E aqui tornei a voltar, e a voltar,
E aqui de novo tornei a voltar?
Ou somos todos os Eu que estive aqui ou estiveram,
Uma série de contas-entes ligadas por um fio-memória,
Uma série de sonhos de mim de alguém de fora de mim?
Outra vez te revejo,
Com o coração mais longínquo, a alma menos minha.
Outra vez te revejo — Lisboa e Tejo e tudo —,
Transeunte inútil de ti e de mim,
Estrangeiro aqui como em toda a parte,
Casual na vida como na alma,
Fantasma a errar em salas de recordações,
Ao ruído dos ratos e das tábuas que rangem
No castelo maldito de ter que viver...
Outra vez te revejo,
Sombra que passa através de sombras, e brilha
Um momento a uma luz fúnebre desconhecida,
E entra na noite como um rastro de barco se perde
Na água que deixa de se ouvir...
Outra vez te revejo,
Mas, ai, a mim não me revejo!
Partiu-se o espelho mágico em que me revia idêntico,
E em cada fragmento fatídico vejo só um bocado de mim —
Um bocado de ti e de mim!...
Fernando Pessoa
"Nothing tastes as good as skinny feels"
09 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 19:39Acabei de perceber agora que não falei dos meus anos
07 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 02:30Wonder
Pam! por Ephram em 01:37Quilo a Quilo
03 agosto, 2011
Pam! por Ephram em 17:47Le Strange Summer
Pam! por Ephram em 08:54"És abandonado por uns, encontrado por outros"
31 julho, 2011
Pam! por Ephram em 02:10Tango das Mulheres Loucas
28 julho, 2011
Pam! por Ephram em 23:09Oi. Ligou para o número sexual da Cândida.
Pam! por Ephram em 15:34FAT
24 julho, 2011
Pam! por Ephram em 00:42Em Lisboa estava sufocado, aqui não tenho ar para respirar
19 julho, 2011
Pam! por Ephram em 23:46Harry Potter - Always
18 julho, 2011
Pam! por Ephram em 23:58A Peça
14 julho, 2011
Pam! por Ephram em 01:35Is there anyone that really cares? CHECK
11 julho, 2011
Pam! por Ephram em 00:40"Tudo Acaba"
07 julho, 2011
Pam! por Ephram em 20:51Sonhar contigo
05 julho, 2011
Pam! por Ephram em 00:29Qual é a coisa, que quando dizes o seu nome desaparece?
27 junho, 2011
Pam! por Ephram em 20:52Leaving Lisbon July 14th
25 junho, 2011
Pam! por Ephram em 11:13Estou a precisar do Algarve.