Presente de Natal

16 dezembro, 2012

Via facebook: O que é o Natal?

Este ano, tal como tem acontecido nos últimos, não sinto a menor ansiedade pelo Natal. Pelas férias, talvez. Mas não por essa quadra festiva de tanta  fama, com um homem gordo de barrete que dá colo a crianças. Lembro-me de aprender que o Natal é quando juntamos a nossa família, aqueles que realmente amamos e aqueles que nos fazem falta. Aqueles especiais, aquele sentimento de união douradora que sobrevive a quase tudo.
Então, se de facto for isso o Natal, o dia 25 de Dezembro é, desculpem o termo, merda. Não é no dia vinte e cinco que se percebem esses laços. E, pelo menos comigo, não são as pessoas que mais amo que se sentam comigo numa mesa e que comem a mesma comida que eu. De todo.
E honestamente enoja-me este sentimento que acontece nesta altura: Consumir because I care. Dar-te algo porque hoje, hoje especificamente é Natal e temos que nos lembrar uns dos outros.
Merda, Bosta, Trampa, tudo trampa.

Para mim o Natal é um jantar com amigos. É sair de noite e chegar às seis da manhã, é estar num concerto com o pessoal da associação. O Natal é receber um bilhete no meio da aula que diz "Vamos almoçar ao modelo?". Isso é puro, isso é verdadeiro, isso é natural.

O resto... o resto é brilho de flash, momentâneo, artificial e indubitavelmente inútil.

0 Comentários: